30 antes dos 30 – Leitura | Livre

Um belo dia meu namorado trouxe esse livro de presente para mim, assim, sem motivo. Apenas porque entrou em uma livraria e lembrou de mim. <3

 

livre capa livro filme

 

Eu estava lendo outros dois livros no momento, então demorei um pouco para começá-lo. Confesso que eu nem sabia da existência do filme, mas como a capa dele era uma foto da Reese Whiterspoon, eu logo cheguei a essa conclusão, hehehe. Quando é assim prefiro ler primeiro e depois ver o filme pois, por conta do curso de roteiro, gosto de analisar como foi feita a adaptação do livro para o cinema. 

 

O livro conta a história real de uma fase da vida da americana Cheryl Strayed. Tudo começa quando Cheryl perde sua mãe para um câncer, pouquíssimo tempo após a descoberta da doença. As duas eram bem próximas e a protagonista fica extremamente abalada com essa perda. Ela larga a faculdade, começa a trair seu marido constantemente (muitas vezes com caras completamente desconhecidos), e passa a consumir drogas com uma certa frequência. Tudo isso culmina em seu divórcio, e Cheryl se encontra totalmente sem rumo, servindo mesas para se sustentar, mas sem nenhum objetivo de vida. É aí que ela folheia um livro sobre a PTC, a Pacific Crest Trail, uma trilha selvagem que vai da fronteira dos Estados Unidos com o México até a fronteira com o Canadá. Aquilo fica na cabeça dela e em um certo momento ela decide fazer a trilha, sozinha, na cara e na coragem. Estuda a respeito, junta um dinheirinho para comprar os equipamentos e vai.

 

O livro então, é meio sofrido e pesado no começo e meio parado em algumas partes, especialmente no início da trilha mas, de repente, ele te envolve muito. Parece que é você quem está lutando para alcançar o fim da trilha junto com Cheryl. No caminho ela enfrenta vários desafios como animais selvagens, o peso descomunal de sua mochila, vacilos de quem nunca fez uma trilha e, claro, algumas ameaças que toda mulher sozinha que cruza com homens no meio do mato temem sofrer. Aos poucos ela vai ficando mais em paz com seu passado e suas feridas e vai conhecendo pessoas bacanas que entram e saem da história, pois ela insiste em seguir a maior parte da trilha sozinha. 

 

Eu gostei muito do livro. É daqueles que dá inspiração para você sair e ganhar o mundo, sabe? Vi o filme depois e, claro, o livro é bem melhor, mas eu curti também a adaptação que tem até um presentinho aos leitores: logo no início, a autora faz uma participação rápida, sendo a motorista que deixa Reese no posto de onde ela pretende começar a jornada (aliás, a atriz recebeu uma indicação ao Oscar por seu papel no filme).

 

O nome original do livro é Wild (selvagem), mas achei que Livre super traduziu o sentimento que você fica ao acompanhar a superação de Cheryl. Vale a leitura!

 

30 antes dos 30 2

 

O 30 antes dos 30 é uma lista com 30 coisas que quero fazer antes de completar 30 anos. Uma delas é ter lido pelo menos 200 livros até lá. No momento faltam 345 dias para a chegada dos trintão e eu já li 142 livros. Quer saber o que tem no resto da lista? Ela está completinha aqui.

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *