1 Pio

Sim, Pio é o meu sobrenome. Herdei ele do meu pai e acabo usando só ele nas assinaturas mundo afora. O mesmo faz o meu irmão  que acabou de voltar de suas férias, passadas em Porto de Galinhas. Lá ele descobriu uma lojinha que vende moedas que prometem trazer sorte para seus donos. O nome da moeda? PIO.

 

A moedinha pode ser comprada solta ou em um baúzinho que conta porque ela é considerada um amuleto.

 

 

A história que vem nesse pergaminho é a seguinte:

 

Em meados do século XVI, um solitário senhor de engenho chamado Dom Procópio estava sozinho em seu cavalo, indo ver os escravos que haviam acabado de chegar ao Porto das Galinhas. No trajeto, ele sofreu um acidente caindo do cavalo. Acordou dias depois no quilombo de Maracaípe, ao lado de uma linda negra chamada Dandara, que cuidou dele durante esse tempo. Dom Procópio se apaixonou pela bela mulher e os dois passaram a viver juntos. Certo dia, dom Procópio e Dandara foram passear nos arredores do quilombo, e quando voltaram encontraram algo terrível. Os capatazes de Dom Procópio, que estavam à sua procura, mataram todos os negros e queimaram o quilombo. Revoltado com o que ocorrera, Dom Procópio expulsou os capatazes e prometeu para Dandara que passaria o resto da vida ao seu lado libertando escravos. Decidiu, então, transformar toda a sua fortuna em moedas e deu a elas o nome de PIO. Desde então, o Pio de Dom Procópio passou a libertar milhares de escravos. Algum tempo depois, um navio carregado com uma grande quantidade de PIOS foi atacado por piratas, que roubaram as moedas. A fortuna foi escondida num lugar incerto, próximo de um dos baobás do Ipojuca.

 

Essa é a lenda do PIO. Se aconteceu assim realmente ninguém sabe, mas muitos acreditam que o PIO leva sorte para quem a possui.

 

A moeda é linda e virou um dos presentinhos de viagem mais significativos de todos os tempos. Muito legal, né? Fiquei com vontade de andar com uma na carteria, até.

 

As fotos são do site da lojinha onde meu irmão achou o inusitado presente.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *